O QUE É FÉ ?


Fé todo mundo tem, pelo menos em alguma coisa. Tem muita gente boa que acredita em lobisomem, no coelhinho da páscoa, em Papai Noel, mas não deposita sua fé nas mãos certas. Outros creem na ciência, na tecnologia e até na energia nuclear. Para outros a fé está nas coisas simples, acionar o interruptor e crer que a lâmpada vai acender, por exemplo, ou que o carro vai leva-lo em segurança ao trabalho, apesar das estatísticas do trânsito apontarem o sentido contrário.
Mas o que é mesmo fé? A Bíblia tem uma bela definição de fé, leia: Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. (Hebreus 11:1). Vamos “dissecar” o significado deste texto? Pois bem. A primeira parte do versículo diz que fé é a certeza daquilo que esperamos, ou seja, é acreditar em alguma coisa que ainda não existe no reino material. A fé alcança o invisível e torna possível o impossível.
A segunda parte fala que a fé produz provas das coisas que não vemos. Na verdade todos nós somos cegos do ponto de vista espiritual e com relação ao futuro. Por mais que consigamos antever algumas situações futuras, isso não assegura que tudo correrá conforme nossa vontade, ou apesar de nossa vontade.
Nem sempre, ou quase nunca, as coisas acontecem de acordo com os planos humanos, mas a Bíblia tem uma explicação bem simples para isso, veja: O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR. (Provérbios 16:1). Planos fazem parte do cotidiano de todos nós, mas a resposta certa, o aprovar, ou desaprovar os planos humanos pertence ao Senhor e não ao homem.
A prova das coisas que não vemos é precisamente a concretização dos nossos sonhos, ainda que seja por caminhos inusitados, criativos e impensáveis. Deus não segue a lógica humana e tem Seus próprios caminhos. Uma coisa alimenta nossa fé e está devidamente escrita, leia: “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. (Jeremias 29:11).
Fé em ação é depositar sua confiança nas mãos de Deus, é saber que fé não é emoção e que, por mais difíceis que sejam os dias, Deus tem planos a nosso respeito e estes planos são de paz e para realizar o desejo do nosso coração.
Agir a fé é não se deixar abater pelas circunstâncias, é não se guiar apenas pelo que os olhos veem, é a consciência, a convicção de que Deus está no controle. Quem disse que é fácil? Pois é. Não é nada fácil, porque somos humanos, porque somos movidos na base da emoção e da aparência das coisas e das pessoas e só existe uma fórmula segura para conseguir agir nossa fé: o Espírito Santo de Deus.
A fé é o maior grau de sabedoria que podemos alcançar durante a jornada desta vida, porque é a certeza no coração de que, apesar de qualquer circunstância, vai dar tudo certo. Como alcançar tão grande sabedoria? Tem uma solução, leia: E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.” (Tiago 1:5).

Compartilhe isso:

CONVERSA

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentario